quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TRABALHO TEC. EM EDIFICAÇÕES (PESQUISAS)

Almanaque de Profissões
Técnicos em Construção Civil (Edificações)
·         Onde poderá atuar
Em construtoras e indústrias de materiais para construção, bem como em fábricas de pré-moldados. Além disso, podem atuar também em áreas específicas, como na construção de estradas, trabalhando em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, assim como auxiliando no planejamento, orçamento, projetos, gerenciamento, controle e execução de obras.
·         Que tipo de atividades irá desempenhar
Em parceria com engenheiros civis, eletricistas e agrimensores, desenvolvem atividades tais como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, bem como supervisionam a execução de obras, providenciando suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos. Podem desenvolver e elaborar projetos, seguindo normas e especificações técnicas fornecidas por superiores e encaminhando projetos para a aprovação dos órgãos competentes. Além dessas atividades, podem, inclusive, inspecionar a qualidade dos materiais e serviços, bem como realizar a apropriação de máquinas e equipamentos. De um modo geral, é o técnico em edificações que treina, coordena e efetiva o pagamento da mão-de-obra. Os técnicos em construção civil podem, também, vender produtos e serviços, elaborando propostas comerciais e demonstrando a viabilidade do produto ao cliente.
·         O que as empresas esperam de você
o    Que saiba utilizar a legislação trabalhista, para garantir os direitos e deveres dos trabalhadores envolvidos no projeto que esteja coordenando.
o    Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas.
o    Que busque realizar os serviços de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços executados.

·         Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*
R$ 1.454,31
·         Como deve se preparar
Para ser um técnico em construção civil (edificações) é necessário fazer um curso técnico, seja em edificações ou em outras modalidades da construção civil. Fique atento, pois os cursos deverão ser feitos em instituições de formação profissional e escolas técnicas que tenham registro no CREA. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96 – LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico.
·         Conhecimentos enfatizados
Serão oferecidas durante o curso disciplinas básicas, como desenho de construção civil, leitura e interpretação de projetos, além de técnicas de segurança do trabalho e preservação ambiental, elaboração de orçamentos e planilhas de controle de previsão de consumo de materiais para o desenvolvimento de uma obra, controle tecnológico e laboratório. Portanto, você deverá aprender a utilizar normas, métodos e procedimentos estabelecidos para a construção civil e programas específicos de computador para desenhar projetos.


FONTE: SENAI




Técnico em Edificações 

1. APRESENTAÇÃO
A Construção Civil é um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais; portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, apresentando um grande crescimento, pois a formação de pessoal especializado será capaz de atender as necessidades e as exigências do mercado de trabalho nesta área, salvaguardando a integridade física e mental do trabalhador capaz de interagir em situações novas e em constante mutação. Constata-se, assim, a necessidade cada vez maior da formação de profissionais de nível técnico na área de Edificações, possibilitando o exercício de suas atividades, de acordo com as normas legais, para responder às exigências decorrentes das formas de gestão, de novas técnicas e tecnologias e da globalização nas relações econômicas, o que vêm transformando a sociedade. Necessidade, constatada através de consulta no setor produtivo, onde foram efetivados estudos da necessidade de mercado, para elaboração de um currículo sintonizado com o mundo produtivo em constante evolução tecnológica, e qualificação profissional que atenda as peculiaridades regionais e locais está ofertando o curso estruturado de acordo com a legislação da educação profissional e as orientações e as normas reguladoras que regem o referido curso. A habilitação em Edificações, apresentada neste plano, constitui um curso que concentra em seu interior os conhecimentos estruturais do setor de Edificações, desenvolvendo competências não apenas para a execução de obras já existente, como também competência para projetar e executar Projetos, Arquitetônicos, Elétricos, Hidro-Sanitários e Estruturais.

2. OBJETIVOS
O objetivo principal do curso é oferecer condições para que os alunos desenvolvam as competências gerais da área da construção civil, em decorrência do elevado déficit habitacional no Município de Altamira. Esta região apresenta grande necessidade de mão de obra especializada para o setor da construção civil, que tem apresentado grande participação no mercado com a construção e reforma de residências unifamiliares.

3. PERFIL PROFISSIONAL
O Técnico em Edificações poderá trabalhar em empresas públicas e/ou privadas, escritórios de projetos da área de construção civil e em Canteiros de obras. Atua no desenvolvimento e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Módulo I
Disciplinas
Carga Horária
Topografia
80
Tópicos de Informática e Cad
80
Tópicos de Cartografia e GPS
40
Tópicos de Mecânica dos Solos
40
Desenho Técnico
60
Resistência dos Materiais
60
Organização e Normas do Trabalho
20
Gestão da Qualidade
20
TOTAL
400
Módulo II
Disciplinas
Carga Horária
Instalações Hidráulicas e Sanitárias
80
Materiais de Construção
60
Desenho de Arquitetura
80
Levantamento Top. Plani-altimétrico
60
Tecnologia de Obras e Infraestrutura
80
Estabilidade das Construções
60
TOTAL
400
Módulo III
Disciplinas
Carga Horária
Instal. Elétricas e Comunicações
80
Segurança e Higiene do Trabalho
20
Planejamento e Custo de Obra
80
Tópicos de Fundação
40
Tecnol. Obras Supraestrutura e Acabamento
80
Tecnologia de Concreto e Argamassa
40
Estrutura e Desenho de Estrutura
60
TOTAL
400


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PRODUÇÃO MAIS LIMPA
 1 - O que é Produção Mais Limpa (P+L)? 
Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, afim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos. (Definição: UNIDO)
 2 - Quais são os objetivos da adoção da Produção Mais Limpa?
·  Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa.
·  Racionalizar o uso de insumos.
·  Reduzir os desperdícios.
·  Minimizar a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais.
·  Aumentar a competitividade, atualizando a empresa de acordo com as exigências do mercado.
·  Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental.
·  Permitir a obtenção de indicadores de eficiência.
·  Documentar e manter os resultados obtidos.
·  Promover e manter a boa imagem da empresa, divulgando a eco eficiência da produção e a qualidade dos produtos oferecidos.
 3 - Quais são as vantagens da Produção Mais Limpa?
·  Redução dos custos de produção e aumento da eficiência e competitividade.
·  Redução das infrações aos padrões ambientais previstos na legislação.
·  Diminuição dos riscos de acidentes ambientais.
·  Melhoria das condições de saúde e segurança do trabalhador.
·  Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores, fornecedores e poder público. Ampliação das perspectivas de mercado interno e externo.
·  Acesso facilitado às linhas de financiamento.
·  Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a mídia e a comunidade.
4 - Quais são os benefícios da Produção Mais Limpa?
Para a produção:
·  Redução no consumo de matéria-prima, energia e água.
·  Redução de resíduos e emissões.
·  Reúso de resíduos de processo.
·  Reciclagem de resíduos.

Para os produtos:
·  Redução de desperdícios (Ecodesign).
·  Uso de material reciclável para novos produtos.
·  Diminuição do custo final. Redução de riscos.
5 - Produção Mais Limpa e Técnicas de Fim de Tubo: qual é a diferença?
Produção Mais Limpa é uma ação preventiva que busca evitar, por exemplo, a geração de resíduos por meio do aproveitamento máximo das matérias-primas utilizadas durante o processo produtivo. Já as Técnicas de Fim de Tubo são ações que apenas ajudam a diminuir o impacto ambiental de determinados resíduos, ao dar-lhes tratamento. Portanto, o Fim de Tubo só é válido para tratar aqueles resíduos que não puderam ser evitados no processo, sendo considerado uma alternativa de remediação, enquanto a Produção Mais Limpa é uma proposta de solução.
6 - Quais são as etapas para a implementação da Produção Mais Limpa?
É a aplicação de técnica ou conjunto de técnicas em uma área contaminada, visando a remoção ou contenção dos contaminantes presentes, de modo a possibilitar a sua reutilização, com limites aceitáveis de riscos ao meio ambiente e à saúde humana. 

Postado por Camila às 21:18 Um comentário: